Ah, desgraça inerente á raça! O grito torturante da morte e o golpe que atinge a veia, o sangramento inestancável, a dor, a maldição insuportável.
Mais há uma cura dentro e não fora de casa, não vinda de outros mais deles próprios por sua disputa sangrenta. Apelamos a vós, deuses da sombria terra.
Ouvi bem-aventurados poderes soterrâneos-atendei o nosso apelo, socorrei-nos, favorecei os filhos, dai-lhes a vitória.
Ésquilo, As coéforas.

BEM-VINDOS A CENTRAL TITÂNICA.

RMS OLYMPIC,O VELHO CONFIÁVEL.



Em 1907,em um jantar de negócios,surge o irmão mais velho,o navio que resistiu a batidas e a guerra,o apelidado de velho confiável,surgiu o ROYAL MAIL STEAMSHIP OLYMPIC.
Em uma construção rápida o Olympic teve seu casco lançado ao mar em 1910 e sua construção finalizada em 1911,foi o primeiro grande navio da WHITE STAR LINE.
Construido nos estaleiros da Harland and Holff.


ConstrutorHarland and Wolff (Belfast)
Batimento de quilhasetembro de 1907
Lançamentomaio de 1910
PatronoOlímpia
Porto de registoLiverpool
ArmadorWhite Star Line
Viagem inaugural14 de junho de 1911
Período de serviço1911 - 1935
EstadoAbatido ao serviço
Características gerais
Tipo de navioNavio a vapor de passageiros
ClasseOlympic
Deslocamento46 328 t
Comprimento269 m
Boca28 m
Pontal54 m
Calado19, 7
Propulsão2 máquinas de tripla expansão com 15 000 HP (hélices laterais)
turbina de baixa pressão com
16 000 HP (hélice central)
29 caldeiras de vapor
hélices laterais de três pás
1 hélice central de quatro pás
Velocidade23 nós
Tripulação899
Passageiros1324

O Olympic  se aposentou em março de 1935 após 24 anos nos mares.
Em sua quinta viagem o navio se chocou com o outro navio o HMS HAWKE. O Hawke  se chocou ao lado de estibordo,não houve vitimas.









Durante a primeira guerra mundial, o Olympic transportou tropas ao lado de seu irmão mais novo, o navio hospitalar BRITANNIC.